Você já pensou onde os flocos de neve vivem antes de cair no chão e deixar tudo branquinho? Eu vou te contar! Eles moram em uma grande nuvem no céu. E era lá que a floquinha de neve Amália vivia com sua mamãe.
A nuvem pairava sobre a cidade, e os flocos de neve pulavam devagar, caindo na Terra para alegrar as pessoas. Só Amália ainda não tinha pulado, pois sua mãe não deixava. Ela dizia: “Nunca pule lá embaixo, Amália. Você vai cair na Terra, vai derreter e desaparecer. Fique aqui na nuvem comigo”. Mas Amália ficava muito triste. Ela já era grandinha e via muitos flocos de neve, até menores do que ela, pulando felizes na Terra.

Um dia, Amália ouviu outros floquinhos conversando: “Mal posso esperar para descer! A neve deixa as pessoas felizes. Se fizer bastante frio, não vou derreter rápido. As crianças vão brincar comigo, fazer bonecos e bolas de neve”. Amália ouviu tudo com os olhos brilhando e pensou: “Eu também quero ver como é lá embaixo e brincar com as crianças!”.
Os dias passaram, até que chegou o momento dos flocos de neve descerem para a Terra. Quando a mamãe de Amália percebeu, ela já estava pulando da nuvem. A mãe correu atrás dela e as duas acabaram caindo juntas.
Elas pousaram na grama, ao lado de muitos outros flocos de neve e tiveram sorte: estava bem frio, então elas não derreteram rápido. De repente, um grupo de crianças entrou correndo no jardim. Elas riam, gritavam de felicidade e começaram a fazer bonecos de neve. Amália ficou muito feliz. “Valeu a pena. Eu trouxe alegria para as pessoas!”, pensou ela. E é isso que os flocos de neve fazem: eles trazem alegria, mesmo que seja só por um instante.