Era uma vez um grande leão, que era o rei dos animais. Certa vez, o leão dormia sob a sombra de uma árvore, quando um pequeno rato correu sobre sua cabeça. Isso fez cócegas entre os bigodes do leão e o acordou, o que o deixou zangado.
“Quem ousa acordar o rei dos animais?”, rugiu irritado, agarrando o pequeno rato.
O leão estava prestes a esmagar o rato em suas patas, quando o rato exclamou: “Espere, grande rei, poupe minha vida. Minha morte não te trará nada. Se você me poupar e me deixar ir, posso te recompensar de alguma forma.”

O leão riu. O que um ratinho tão pequeno poderia fazer por ele? Afinal, não chegava nem ao tornozelo do rei. Mas como o ratinho o divertiu e o fez rir, isso melhorou seu humor. Por isso, decidiu deixar o ratinho ir.
“Então vá, pequena criatura, antes que eu mude de ideia”, disse o leão, ainda rindo da ideia de que um ratinho tão pequeno poderia ajudá-lo de alguma forma.
Passaram-se alguns dias e caçadores apareceram na selva. Eles montaram armadilhas e esperaram até que algum animal fosse pego. E então um animal também foi pego na armadilha. Não era um animal qualquer, era o próprio rei dos animais, o leão, que estava correndo pela selva quando uma rede densa e forte caiu sobre ele. O leão ficou preso na rede. Ele se contorcia, rugia e pedia ajuda, pois não conseguia se libertar. Mas todos os animais apenas o observavam de seus esconderijos. Nenhum tinha coragem de se aproximar do enorme leão, com medo de serem devorados.
Até que apareceu o ratinho, que deslizou pela grama até o leão.
“Grande rei, aqui estou eu”, chiou no ouvido dele.
“Você? Você não pode me ajudar. Você é pequeno e fraco. Os caçadores estarão aqui a qualquer momento. O que você poderia fazer?”, disse o leão exausto e triste.
Mas o ratinho se lançou sobre a rede e começou a roer suas cordas. Em pouco tempo, ele roeu um buraco na rede por onde o leão pôde escapar.
Desde então, o leão e o ratinho são amigos. O rei leão agora sabe que não deve subestimar os pequenos e fracos, porque eles também podem, às vezes, ajudar os grandes e fortes.