O dia de hoje foi diferente do que de costume. A pequena Aninha estava se preparando para o seu primeiro dia na escola. Ela já era uma grande aluna do primeiro ano, mas estava com medo, porque não conhecia ninguém lá. As crianças com quem ela ia à creche foram para outras escolas. Ela estava nervosa e um pouco triste.
Era uma manhã ensolarada e sua mãe preparou um lindo vestidinho rosa para ela, fez duas trancinhas e, juntas, seguiram para a escola ali na esquina.

“E se eu não conseguir fazer nenhum amigo?”, perguntou Aninha no caminho.
Mamãe sorriu e respondeu:
“Com certeza você vai fazer muitos amigos. Basta ser gentil e corajosa. Vá com confiança!”
Ao entrarem no pátio da escola, havia um monte de crianças. Algumas levavam flores para as professoras, outras seguravam as mãos dos pais, e algumas sorriam, enquanto outras estavam quase chorando.
Na sala em que Aninha estava, havia muitas crianças tímidas. Aninha segurava firme a mão da mãe e, de repente, começou a chorar.
“Vamos para casa”, soluçou, abraçando-se à mamãe.
Nesse instante, alguém a tocou suavemente no ombro.
“Oi, princesa! Lágrimas não combinam com um rostinho tão lindo. Eu sou sua nova professora. Bem-vinda à turma 1-A!”, disse a jovem professora, sorrindo.
Aninha enxugou as lágrimas e não acreditou no que via. A professora usava um lindo vestido azul e tinha longos cabelos loiros. Ela parecia a princesa Elsa de um conto de fadas!
“Olá”, cumprimentou a mãe. “Apresente-se, querida”, incentivou.
“Eu sou Aninha”, disse timidamente a menininha, entregando uma flor para a professora.
“Anna e Elsa”, pensou Aninha, imediatamente esquecendo do choro.
“Obrigada pela linda flor. Venha comigo, vamos com as outras crianças para a sala”, disse a professora, segurando a mão de Aninha.
A sala 1-A estava lindamente decorada. Havia balões em forma de números, guirlandas coloridas e murais com desenhos.
Quando as crianças se sentaram, a professora distribuiu pequenos presentes — sacolinhas com lápis, um livro de colorir, um caderno e um envelope com orientações para os pais.
Depois, as crianças começaram a se apresentar umas às outras. Ao lado de Aninha estava sentada uma menininha ruiva e tímida chamada Rebeca. No começo, as duas ficaram em silêncio, mas Aninha se lembrou das palavras da mãe, de que devia ser gentil e corajosa.
Então, tomou a iniciativa e elogiou o lindo vestido de Rebeca.
E a mãe dela tinha razão. As meninas logo se tornaram amigas. Outras coleguinhas se juntaram a elas, e todas riram juntas, conversando sobre bonecas e sobre suas novas bolsinhas.
Assim que o dia terminou, a professora devolveu as crianças aos seus pais.
“Mal posso esperar para aprender coisas novas com a professora princesa”, disse Aninha.
Mamãe sorriu: “E você já fez uma amiga?”
“Sim, mãe! As meninas são maravilhosas! Fui corajosa e gentil, como você me ensinou, e foi tudo tão fácil!”, respondeu Aninha, com os olhos brilhando de alegria.
Na verdade, não foi tão assustador quanto imaginava. Basta só um pouco de coragem e tudo pode ser superado.
No caminho de casa, ela e sua mamãe pararam para tomar um sorvete, como uma pequena recompensa pelo sucesso do primeiro dia na escola. Aninha já não via a hora de reencontrar sua professora — a princesa Elsa — e sua nova amiga Rebeca.