No fim da cidade havia um prédio muito bonito, onde moravam várias famílias. Todo mundo era amigo e vivia fazendo coisas legais juntos, como acampar no quintal ou fazer um churrasco gostoso. No térreo morava Dom, um menino cheio de energia. Ele era bem arteiro, mas todos gostavam muito dele.
Dom sempre foi corajoso. Mas um dia, quando ele tinha seis anos e ia começar o primeiro ano da escola, sua coragem foi embora. Ele ficou morrendo de medo.

Os vizinhos tentavam ajudar: “Dom, não tenha medo! A escola é divertida. Lá você vai aprender a ler, escrever, contar e brincar muito. Você vai gostar!”. Mas Dom não acreditava. Ele nunca tinha ido à escola e tinha certeza de que não gostaria daquele lugar novo.
Dom tinha um amigo muito especial: um ratinho pequeno, peludo e muito fofinho. O ratinho morava numa gaiola no quarto dele. Dom adorava brincar com ele, ensinar truques e conversar com ele à noite, quando todos já estavam dormindo. E todas as noites o ratinho ouvia Dom dizendo o quanto estava triste e com medo de ir para a escola.
O ratinho queria ajudar. Então teve uma grande ideia. No primeiro dia de aula, bem cedo, antes do Dom acordar, o ratinho entrou escondido em sua mochila. “Não vou deixar o Dom sozinho. Vou com ele. Assim ele sabe que estou aqui. Se ele tiver medo, eu ajudo”, pensou o ratinho.
Dom se arrumou e foi para a escola sem perceber que levava um passageiro secreto. Na sala, ele sentou na carteira e esperou a professora chegar. De repente, a mochila começou a pular sozinha! Parecia até que tinha vida! As outras crianças começaram a rir e queriam sentar perto de Dom. Afinal, quem é que tem uma mochila que anda sozinha? Dom ficou feliz por fazer tantos amigos logo no primeiro dia. Mas também queria saber o que estava acontecendo. Ele segurou a mochila, abriu com cuidado… e lá estava o ratinho!
“Amigo! O que você está fazendo aqui?”, perguntou Dom. O ratinho deu um sorrisinho e correu para dentro da manga da blusa do menino. Nesse momento, a professora entrou na sala para cumprimentar as crianças. Ela apertava a mão de cada uma e dizia seu nome. Quando chegou ao Dom e ele estendeu a mão, o ratinho saiu correndo da manga! Subiu na palma da mão de Dom e também esticou a patinha, como se quisesse se apresentar. A professora levou um susto enorme e gritou: “Socorro! Um rato!”. O ratinho pulou de volta para a mochila e gritou: “Dom, corre! A professora disse que tem um bicho perigoso aqui!”.
Dom caiu na gargalhada. O ratinho nem imaginava que o animal perigoso era ele mesmo! Depois de um tempo, quando a professora percebeu que o ratinho não tinha vindo do lixo, mas era apenas o mascote fofinho de Dom, ela se acalmou. No fim, ela até achou bom o ratinho ter ido. As crianças deram tanta risada que até esqueceram o medo do primeiro dia de aula.O dia acabou sendo muito divertido. Dom precisou prometer que o ratinho não iria mais para a escola. Mas, graças ao seu amigo peludinho, ele fez novos amigos e descobriu que a professora também podia ser bem legal, mesmo sendo professora e já adulta.