O esquilinho Zezé

Já era o fim do outono, e a qualquer momento o inverno começaria. Os bichos da floresta juntavam seus últimos estoques de comida, enquanto outros arrumavam as tocas para dormir quentinhos durante a estação fria. 

Nessa mesma floresta, vivia um pequeno esquilo chamado Zezé. Ele tinha nascido há alguns meses, e por isso ainda não tinha passado por um inverno, mas já amava o outono porque ficava pulando o tempo todo nas folhas caídas e brincando com as pinhas, se divertindo muito. Ele achava a estação muito linda com folhas macias e coloridas pelo chão! 

Contos para dormir - O esquilinho Zezé
O esquilinho Zezé

Um dia, enquanto corria e brincava, Zezé sem querer destruiu a toca do ouriço. O ouriço havia trabalhado bastante para se preparar para o inverno e agora estava sentado entre as folhas, chorando: “O que vou fazer? O inverno já está chegando e não vou conseguir construir uma nova casa a tempo”.

Quando Zezé viu o ouriço triste, perguntou o que havia acontecido, sem imaginar que ele mesmo tinha destruído a casinha de inverno do ouriço. O esquilinho levou um susto ao descobrir que tinha sido ele o responsável. “O que foi que eu fiz? De tanto brincar e fazer travessuras, nem percebi que estava destruindo alguma coisa. Mas eu vou consertar! Não se preocupe, ouriço”, disse Zezé determinado a reconstruir a toca do ouriço.

Sem perder tempo, começou a trabalhar. Com o focinho e as patinhas, Zezé cavou um pequeno buraco, colocou folhas, pequenos galhos e matinhos. Arrumou tudo para que ficasse confortável e quentinho para o ouriço. 

Depois de um tempo estava tudo pronto. O ouriço agradeceu muito ao esquilo e se acomodou na nova toca. Zezé ficou muito feliz por ter corrigido seu erro e salvado o ouriço do inverno.

Mais tarde, já em casa, Zezé estava prestes a dormir quando algo pequeno e branco começou a cair do céu. Ele esticou o focinho e sentiu um gelinho. Assustado, correu para perto da mamãe e perguntou: “Mamãe, o que é isso? E por que está tão gelado?”. “É a neve, meu querido filho. O outono já foi embora e o inverno está começando”, respondeu a mamãe. 

“Mas eu não quero que o inverno comece, eu gosto tanto do outono, das folhas coloridas e do cheiro dos cogumelos”, afirmou Zezé. A mamãe sorriu para seu filhote e disse: “É assim mesmo, Zezé. Depois do outono vem o inverno e depois do inverno vem a primavera. A própria natureza sabe como tudo deve ser. Mas você não precisa ficar triste porque quando algo termina, outra coisa começa. E isso é muito bonito. Então, agora durma bem, para que você tenha energia suficiente para o inverno que chegou. Boa noite!”. O esquilinho se aconchegou na mamãe e adormeceu docemente, ansioso para descobrir as novidades que o inverno traria.

4.8/5 - (47 votos)

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo