Joana e os ladrões

Nas florestas, vivem animais e crescem árvores, cogumelos e frutos silvestres, como mirtilos e morangos. Mas eu conheço uma floresta onde há mais que isso. Ninguém se atrevia a ir nessa floresta, pois ela era escura, densa e muitas pessoas diziam que era encantada.

Nessa floresta, na verdade, moravam ladrões. Qualquer um que se atrevesse a passar por ela, era roubado. Ninguém sabia exatamente onde eles moravam e quantos eram, mas todos tinham muito medo deles. 

Perto dessa floresta, em uma aldeia, morava uma garota corajosa chamada Joana. Ela não gostava de injustiça e não tinha medo de nada. E quando digo nada, também quero dizer de ninguém, inclusive os ladrões malvados que viviam na floresta. Joana não gostava que as pessoas tivessem medo de ir à floresta, pois elas deixavam de colher mirtilos, os amigos não brincavam lá e seus pais não queriam ir procurar cogumelos. Então, ela decidiu que faria algo a respeito: tentaria encontrar os ladrões e descobrir por que eles faziam isso.

Contos para dormir - Joana e os ladrões
Joana e os ladrões

Ela se aventurou na floresta e quando estava em suas profundezas, chamou: “Ei! Ladrões, onde vocês estão? Eu não tenho medo de vocês e quero conversar”. Não aconteceu nada por um bom tempo, mas Joana não desistiu e continuou chamando. Depois de um tempo, os galhos começaram a se mover e os arbustos se agitaram como se estivessem vivos. De repente, sete ladrões apareceram diante de Joana. Todos estavam sujos, despenteados, fedidos e vestiam trapos que nem poderiam ser chamados de roupas. Eles tinham em suas mãos várias armas e facas. 

O capitão dos ladrões se colocou diante de Joana e disse: “Então você não tem medo de nós? Uma garotinha como você? Podemos te roubar e te amarrar em alguma árvore”. 

Joana apenas sorriu e falou: “E o que vocês ganhariam com isso? Não tenho nada que vocês possam levar. Sou apenas uma menina. Não tenho dinheiro, nem nada. E ter medo de vocês? Eu não tenho medo de ninguém. Na verdade, vim aqui para dizer que vocês devem parar com isso imediatamente. As pessoas têm medo de entrar na floresta”.

No início, os ladrões ficaram surpresos por uma garotinha tão pequena não ter medo deles, mas logo começaram a rir descontroladamente. “Então você vai nos dizer o que fazer?”, gritou um dos ladrões, rindo. 

Ao perceber que não estava conseguindo convencê-los de forma amigável e que os ladrões estavam apenas zombando dela, a menina pensou um pouco e tentou uma abordagem diferente: “Só quero dar uma dica a vocês. Eu entendo por que vocês estão roubando. Vocês não têm dinheiro e precisam dele como qualquer um. Mas eu conheço uma maneira diferente de conseguir muito mais dinheiro”.

Depois de um momento de silêncio, os ladrões ficaram atentos. Então ela continuou: “Mas vocês não conseguiriam. Com certeza não têm capacidade para isso. Então, tudo bem. Eu vou embora”.

 Os ladrões se lançaram sobre ela, a agarraram e gritaram: “O que devemos fazer? Nós conseguimos fazer qualquer coisa. Rápido, diga como conseguimos mais dinheiro?”.

Joana sorriu e disse: “Em primeiro lugar, vocês precisam tomar banho. Depois, pentear o cabelo e vestir roupas melhores e limpas. Assim que vocês fizerem isso, nos encontraremos amanhã aqui neste lugar e veremos se vocês são fortes o suficiente para lidar com o que eu vou lhes dizer”. Então, ela foi embora.

Os ladrões estavam ansiosos pelo dinheiro, então fizeram tudo o que Joana pediu. No dia seguinte, ela os esperava no mesmo lugar. Mas não estava sozinha, junto estavam dois lenhadores de sua aldeia, com serras e machados. Quando os bandidos apareceram, Joana não podia acreditar, eles estavam completamente diferentes, limpos e arrumados. Os lenhadores mostraram aos ladrões como usar as ferramentas e o que fazer com elas, como cortar e serrar madeira e onde empilhá-la. 

Joana sorriu e provocou os ladrões: “Vamos ver se vocês conseguem fazer isso”. Eles começaram a trabalhar, pois queriam mostrar sua força. Quando o trabalho terminou, os lenhadores deram aos bandidos tanto dinheiro que eles mal podiam acreditar. Felizes, imediatamente combinaram outro trabalho.

Desde então, ninguém mais teve medo da floresta. Os ladrões ainda moram lá, mas não roubam mais ninguém. Joana lhes mostrou que existem formas melhores de ganhar dinheiro. E ainda por cima, podem mostrar quão fortes são.

4.5/5 - (8 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo