Os sapos Caco e Fred

Perto de algumas florestas e campos, havia uma lagoa tranquila. Nela flutuavam lindas vitórias-régias, rodeadas por plantas aquáticas. Das plantas, ouvia-se sempre o som de “croac, croac, croac”. Eram dois sapos conversando alegremente perto da água. Seus nomes eram Caco e Fred. Eles eram irmãos que moravam ali havia muito tempo. 

Durante o dia, se escondiam do sol entre as plantas. À noite, subiam em uma vitória-régia e cantavam juntos sua canção de boa noite. As pessoas que viviam perto da lagoa já estavam tão acostumadas com o som que só conseguiam dormir depois de ouvir os sapinhos coaxarem. Mas, em uma noite, algo diferente aconteceu.

Contos curtos para crianças - Os sapos Caco e Fred
Os sapos Caco e Fred

Quando escureceu e as estrelas apareceram no céu, tudo ficou em silêncio. Nenhum coaxar. Nenhum som vindo do lago. Nada. Quem morava ali perto era o vovô José, que cuidava da lagoa desde sempre e conhecia muito bem os dois sapos. Ele sabia que, se à noite não ouvisse o canto de boa noite deles, alguma coisa estava errada. Então, foi verificar o que estava acontecendo.

Ele caminhou pelas plantas, afastando as folhas com sua bengala. De repente, viu Caco pulando alto na sua frente. Ele pulava tão alto, que José ficou surpreso. “O que houve, Caco? Seu irmão está bem?”, perguntou o vovô, pegando-o com cuidado. Caco balançava a cabeça de forma agitada, indicando que não. “Me leve até ele. Rápido, por favor”, pediu o vovô, colocando o sapinho no chão. Caco pulou para dentro da vegetação e o levou até o irmão.

Logo encontraram Fred deitado de costas, com dificuldade para respirar. Sua barriga estava bem inchada. “Fred está com dor de barriga. Deve ter comido algo ruim. Ele precisa de um remédio feito com ervas o mais rápido possível. Vamos levá-lo para casa!”. Com cuidado, o vovô José pegou Fred nas mãos e correu. 

Em casa, preparou um banho de água morna e deu o remédio especial feito com ervas medicinais, que só ele sabia preparar. Caco ficou o tempo todo ao lado do irmão, cuidando dele.

Em poucos dias, Fred melhorou. Sua barriguinha voltou ao normal, e ele já conseguia pular e cantar como antes. Logo, Caco e Fred estavam de volta à lagoa, felizes e gratos ao vovô por cuidar tão bem do lago e de todos que vivem lá. 

Naquela noite, e em todas as outras, os sapinhos voltaram a cantar sua canção de boa noite. E o vovô José? Dorme sorrindo, ouvindo seus amigos cantarem. Agora, Caco e Fred aprenderam uma lição importante: é preciso ter muito cuidado com o que se come!

4.6/5 - (81 votos)

9 Comentários

  1. Sou professora aposentada e sinto muita saudade de contar essas histórias para meus alunos, e que lenda linda! Parabéns!

  2. Adorei a estória..e achei a de um bom tamanho para conseguir segurar a atenção das crianças numa faixa de idade de 3 a 5 e ou 6 anos. E ainda quem conta ou lê para a criança sempre poderá fazer a conexão..’lembra da história dos sapinhos..comer porcaria dá dor de barriga e pode precisar remédio..’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo