Era uma vez um reino onde vivia uma princesa muito gulosa. Ela adorava comer bolos e docinhos mais do que qualquer outra coisa. Todos os dias, depois do jantar, os cozinheiros do castelo precisavam preparar pelo menos dez tipos diferentes de doces. A empregada Aninha era quem levava tudo, com muito cuidado, até o quarto da princesa.
Aninha já tinha sido uma menina muito alegre. Ela sorria bastante, gostava de brincar e vivia inventando pequenas travessuras. Mas, ultimamente, estava diferente. Aninha andava triste e calada, pois estava muito apaixonada por Juquinha, o mensageiro do rei. Juquinha tinha sido enviado para um reino distante para levar uma mensagem importante. Já fazia muitas semanas que ele tinha partido, e ninguém sabia o que havia acontecido. Aninha sentia tanta saudade que suspirava o dia inteiro, e seus olhos viviam vermelhos de tanto chorar.

Certo dia, chegou um recado à cozinha: “A princesa está reclamando dos docinhos! Ela diz que estão salgados!”. Os cozinheiros ficaram muito confusos. Eles conferiram várias vezes as receitas, olharam os potes e tinham certeza de que nunca misturavam açúcar com sal. Mesmo assim, no dia seguinte, veio outra reclamação. No outro dia, mais uma. Durante toda a semana, a princesa dizia a mesma coisa: os bolos estavam salgados!
O chefe de cozinha começou a desconfiar de Aninha. Pensou que talvez ela estivesse colocando sal nos docinhos enquanto os levava até a princesa. Mas não entendia o motivo. Então, num certo dia, o chefe resolveu investigar. Preparou os docinhos e se escondeu atrás de uma coluna. Quando Aninha pegou a bandeja para levar ao quarto da princesa, ele a seguiu bem de mansinho. Foi então que descobriu o que estava acontecendo. Aninha não colocava sal nos bolos, mas, enquanto caminhava, chorava baixinho. Suas lágrimas caíam sobre os docinhos… e lágrimas são salgadas!
O chefe de cozinha parou Aninha com cuidado e explicou que a princesa estava reclamando do gosto salgado dos bolos. Aninha ficou muito assustada. Com medo de ser mandada embora do castelo, pediu que ele não contasse nada a ninguém. O cozinheiro prometeu guardar o segredo e Aninha também prometeu tentar não chorar mais. E, para sua felicidade, ela nem precisou se esforçar. Juquinha voltou são e salvo de sua longa viagem ao castelo. A alegria voltou ao coração de Aninha e, desde então, os bolos voltaram a ser doces como sempre.