Era uma vez um menininho chamado Erick. O ano escolar estava começando e, embora ele fosse ótimo nos estudos, se recusava a comer no refeitório escolar. Ele nem sequer tentava, porque queria comer apenas a comida feita pela mãe. E isso deixava a mamãe triste. Mas ela teve uma ideia e decidiu tentar convencer seu filhinho. Afinal, ele não podia ficar com fome na escola.
A mãe sempre dizia ao Erick que ele precisava comer para ter energia, ser saudável e conseguir não só aprender, mas também brincar. Mas o menininho não quis obedecer. Então, sua mãe elaborou um plano secreto.

Enquanto Erick brincava em seu quartinho depois da escola, a hora do jantar se aproximava. Da cozinha vinha um aroma delicioso, que perfumava toda a casa.
“Hora do jantar! Vamos lavar as mãozinhas e comer!”, gritou a mãe da cozinha.
Erick largou o Lego e correu para lavar as mãozinhas. A mãe e o pai já estavam sentados à mesa, e Erick se juntou a eles. Até mesmo o cachorrinho Boris estava sentado debaixo da mesa, esperançoso de que sobrasse alguma coisa para ele.
“Hummm! Isso está com uma aparência deliciosa!”, disse o pai, e todos começaram a comer.
No jantar, havia batatas com molho, carne e ervilhas. Todos saborearam aquele jantar delicioso, e o prato de Erick foi o primeiro a ficar vazio.
“Fui o primeiro! Estava maravilhoso, mamãe!”, disse o menininho alegremente, já se preparando para levantar da mesa.
A mãe sorriu e pediu ao filho que ficasse sentado mais um pouquinho. O menininho obedeceu e esperou até que os outros terminassem de comer.
Quando todos os pratos estavam vazios, a mãe disse com voz carinhosa:
“Fico feliz que você tenha gostado, mas não fui eu quem preparou o jantar.”
O menininho olhou surpreso para a mãe.
“Será que foi o papai? Mas ele não sabe cozinhar!”, riu Erick, e o pai olhou para ele de um jeito engraçado.
“Nem o cachorrinho Boris sabe cozinhar… como ele seguraria a colher de pau?”, pensou o menininho, coçando a cabeça e tentando adivinhar quem teria preparado a comida.
A mãe deu uma risadinha.
“Não, o papai também não fez o jantar. Esse prato eu trouxe do refeitório da escola. Era o almoço de hoje, então comprei mais porções com a moça da cozinha. Quis que você experimentasse como pode ser delicioso, mesmo que não tenha sido eu quem preparei.”
Erick não acreditava no que estava ouvindo. Até então, ele achava que só a comida da mamãe era a melhor, mas não esperava que as cozinheiras da escola também soubessem cozinhar tão bem.
“Sério? Mas estava uma delícia!”, respondeu Erick surpreso, a ponto de seus cabelos quase ficarem em pé.
E assim, o pequeno plano secreto da mamãe com a comida da escola deu certo. O menininho entendeu que até a comida do refeitório escolar pode ser gostosa, embora soubesse que a melhor de todas é, sem dúvida, a da mamãe.
E assim ele aprendeu a comer na escola também, para ganhar não só energia, mas também um monte de vitaminas.