Queridas crianças, o outono já está em pleno vigor e folhas coloridas voam ao nosso redor, caindo suavemente no chão. Abóboras alaranjadas brilham nos campos e o vento frio já começa a soprar.
E assim, nós também, junto com a natureza, vamos aos poucos nos preparando para a chegada do inverno. Tomamos chazinhos quentes, nos agasalhamos bem para não ficarmos doentes e gostamos de passar o tempo em algum lugar bem quentinho dentro de casa.

Mas vocês sabem como os animais da floresta se preparam para o inverno, quando sentem que a Senhora Inverno está chegando? Se ainda não sabem, hoje vamos descobrir juntos.
Assim como as pessoas, os animais da floresta também se preparam para o inverno. Na floresta reina uma correria, os bichinhos correm de um lado para o outro, procurando não só um abrigo, mas também comida. Entre as folhas caídas, laranjas e amarelas, encontramos a pequena esquilinha Mia, que pula com suas irmãs de galhinho em galhinho e corre para juntar nozes. Algumas ela guarda em sua casinha e outras esconde na terra, cavando bem fundo. Ela sabe que, quando a floresta estiver coberta por um manto de neve, encontrar comida será difícil.
E quanto aos ursinhos? Eles se esbaldam antes de o inverno chegar. O ursinho Bubo enche sua barriguinha marrom não só com doce mel, mas também com suculentas framboesas e tudo o que encontra na floresta. Ele também adora saborear peixinhos quando há um lago ou um rio por perto. Quando sente a barriga bem cheia e percebe que o frio está chegando, ele vai para sua toca, onde se prepara para o sono de inverno. Lá, ele se enrola em um cobertor quentinho de musgo e dorme profundamente, até que Dona Primavera o desperte com seu perfume florido.
Os porcos-espinhos também gostam de comer bem antes de se esconderem entre as folhas e atravessarem o inverno gelado. O porco-espinho Rico estava justamente procurando algumas frutinhas ou insetos para encher a barriguinha antes de o frio chegar. Depois, ele se enterrou nas folhas coloridas, onde vai descansar. As folhas o aquecem deliciosamente contra o frio que Dona Inverno manda não só para nós, mas também para a floresta e os campos.
E os passarinhos? Alguns ficam conosco e, no inverno, procuram migalhas pelo chão ou constroem seus ninhos. A passarinha Lila gosta de ficar por aqui. Além de construir seu ninho, adora saltitar, voar e procurar alimento. Alguns passarinhos encontram ninhos quentinhos com a ajuda das pessoas e das crianças, que fazem casinhas aconchegantes onde, além de calor, eles também encontram algumas guloseimas. E foi exatamente esse tipo de casinha que Lila encontrou em um jardim — e, cheia de alegria, ela saboreou as gostosuras que a esperavam ali.
Outros passarinhos, como as andorinhas ou as cegonhas, realmente não gostam do inverno. Elas partem para terras mais quentes, onde podem se aquecer ao sol e não precisam procurar comida na neve. E sempre que Dona Primavera retorna, ela não acorda apenas os ursinhos, mas recebe com alegria também as andorinhas e as cegonhas, que voltam para cá.
E é assim que os animais se preparam para o inverno. Cada um tem seu costume e sua maneira de se proteger do frio. Alguns se escondem em tocas ou em seus ninhos, outros voam para longe. E, assim como nós, esperam até que os raios quentes voltem a brilhar.