O elefantinho Gabe

Em um zoológico não muito distante, viviam muitos animais. Mesmo que cada um tivesse seu próprio cercado, todos os bichinhos se conheciam bem. Toda noite, quando os visitantes iam embora, eles se reuniam para contar uns aos outros o que tinha acontecido no dia. Além disso, os cuidadores do zoológico cuidavam deles com carinho, então tudo estava em harmonia e os animais gostavam de viver lá.

Exceto por um jovem elefante, que ultimamente andava triste. Ele se chamava Gabe. Era bonito, saudável e forte, mas estava infeliz. Andava pelo zoológico com a cabeça baixa, não queria brincar e à noite não conversava com os outros animais. Sua mãe sempre perguntava: “O que há de errado, Gabe?”. Mas ele ficava ainda mais triste e não respondia. Até que, um dia, algo mudou.

Histórias para dormir - O elefantinho Gabe
O elefantinho Gabe

Era uma tarde linda e todos os animais se exibiam diante dos visitantes do zoológico, enquanto o jovem elefante se escondia. Os amigos de Gabe estavam preocupados e tentaram ajudá-lo. À  noite, quando os visitantes já tinham ido embora, eles o chamaram: “Gabe, vem aqui! Precisamos conversar com você!”.

Depois de um tempo tentando convencê-lo, o elefantinho saiu para conversar. “O que está acontecendo?”, perguntaram os amigos. Gabe respirou fundo e começou a explicar: “Eu sinto que não sei fazer nada e sou completamente inútil”. “Mas que bobagem! Você com certeza sabe fazer alguma coisa. Todo mundo é bom em algo”, os amigos o consolaram.

“Então, eu vou tentar”, decidiu Gabe. Olhou ao redor e viu os guepardos: “Vou tentar competir com vocês. Gostaria de correr rápido”. Colocou-se na linha de largada e, quando começou a corrida, o jovem elefante e os guepardos partiram. Mas antes que o elefante começasse a correr, os guepardos já estavam do outro lado do zoológico, na linha de chegada. “Não sei correr rápido”, concluiu Gabe triste. 

Gabe continuou a tentar coisas novas. Olhou para as águias que voavam no céu e disse: “Vou tentar voar”. O elefantinho foi ao topo mais alto que encontrou no zoológico. Desceu dele balançando as orelhas o máximo que pôde, mas não voou nem um pouco. Apenas caiu no chão. “Também não sei voar”, disse Gabe. Por mais que pensasse, não encontrava algo em que fosse bom. Cada animal no zoológico era excelente em algo. Exceto ele.

Então ele foi se esconder novamente, quando começou uma ventania. O vento soprava em todas as direções, levando tudo o que podia: levantou o cercado dos animais, derrubou arbustos e até quebrou uma árvore. O tronco caiu bem na frente da toca dos suricatos e eles não conseguiam sair. Era muito perigoso, então os animais tentaram puxar ou levantar o tronco, mas ninguém conseguia movê-lo. 

Até que Gabe chegou na toca dos suricatos. Ele agarrou o tronco com sua tromba, usou toda a sua força e ergueu a árvore do chão. Cuidadosamente, levou o tronco longe o bastante para que ninguém se machucasse. Os suricatos saíram da toca e ficaram muito agradecidos. Então, a ventania se acalmou e os animais ficaram felizes por tudo ter acabado bem. O cervo, amigo do elefantinho, se aproximou dele e disse: “Agora você entendeu o que sabe fazer? Você é forte e sabe usar sua força de forma correta. Hoje você salvou os suricatos”. A partir dali, Gabe não ficou mais triste. Ele entendeu que também é útil e que todos são especiais e bons em algo.

5/5 - (6 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo