Em uma terra muito distante havia um safári, onde viviam elefantes, girafas, antílopes, zebras e outros animais. O rei deles era o leão, o mais forte, esperto, sábio e justo de todos.
Um dia, a zebra foi até o leão reclamar: “Assim não dá mais! Não tem espaço suficiente aqui. Você precisa falar com aqueles antílopes bobos. Eles se espalham por todo lugar, como se fossem donos de tudo”.

No mesmo instante, chegou o antílope e disse: “Isso não é verdade! Vocês, zebras, é que não deixam espaço para nós. Vocês são egoístas e nem prestam atenção no resto dos animais”.
O leão escutou as duas versões, pensou um pouco, e perguntou: “Vocês não eram amigos? O que aconteceu? Aqui tem bastante capim. Por que não pastam juntos?”.
A zebra, toda irritada, começou a levantar a voz para o leão: “Pastar juntos? Aqui quase não tem capim, muito menos o suficiente para os dois bandos!”.
O leão olhou ao redor e naquele momento entendeu tudo. Não havia mesmo capim suficiente para as zebras nem para os antílopes, e por isso estavam brigando. Nada sério tinha acontecido, eles só estavam com fome. Como o leão era sábio, não brigou com eles, pois os compreendia. Em vez disso, prometeu que resolveria o problema.
Ele pediu ao seu amigo falcão para dar uma olhada no safári e procurar um lugar com capim suficiente para os antílopes e para as zebras. O falcão explorou todo o safári. Por fim, encontrou um campo enorme, onde havia uma grama muito boa. Mas era muito longe, então ele voltou e contou tudo para o leão.
O leão era forte e sabia que conseguiria chegar até lá, mas os antílopes e as zebras eram mais fracos. Seria muito difícil para eles.
Depois de pensar muito, chamou os bandos de antílopes e zebras e anunciou sua decisão: “Queridos animais, sinto muito que vocês não tenham grama suficiente aqui. Meu amigo falcão encontrou um lugar com capim para todos. É longe, mas não se preocupem, pois vou ajudá-los e levá-los até lá”.
Por vários dias, as zebras e os antílopes caminharam por quase todo o safári. E o leão cumpriu sua promessa. Durante toda a jornada ele os protegeu, os guiou, esperou pelos membros mais fracos do rebanho, e até carregou os filhotes nas costas. Quando todos chegaram ao campo, ficaram empolgados. O antílope e a zebra foram até o leão e agradeceram muito.
Certa noite, a zebra estava deitada na grama descansando, e perguntou ao leão: “Por que você fez tudo isso por nós? O senhor nem come capim. Além disso, nos protegeu e ajudou tanto…”
“Sabe, minha querida zebra, ser rei não é só ter força e mandar nos outros. Um bom rei toma decisões certas e cuida do seu povo, para que todos o respeitem e gostem dele”, respondeu o leão. “Você é um ótimo rei!”, disse a zebra, caindo no sono feliz.
Adorei a história li e adorei
Nessa história o leão não conta a verdade pra zebra não né?! Um rei justo seria honesto pra dizer que ele também não quer passar fome…