À noite, quando todos já estão dormindo, pequenas fadas saem de seus esconderijos e visitam nossas casas. Elas procuram os quartos das crianças e entram pela janela. Encontram um espacinho e entram debaixo do travesseiro para achar um dentinho que tenha caído. Mas nem sempre elas conseguem levar o dente com elas. Às vezes, simplesmente não dá…
Ana era uma menina que usava trancinhas no cabelo e tinha acabado de perder seu primeiro dentinho. Ela escondeu seu dente debaixo do travesseiro e estava muito empolgada com a visita da fada. Queria ficar acordada para vê-la, mas, claro, acabou adormecendo.

Era madrugada quando a fada chegou silenciosamente no quarto de Ana. Bateu suas asinhas delicadamente e pousou sem ser notada na cama dela. A menina estava dormindo profundamente e nem imaginava o que estava acontecendo ao seu redor. A fada se enfiou debaixo do travesseiro e logo encontrou o dentinho. Mas, ao pegá-lo com suas mãos, se assustou e o deixou cair.
“Nossa! O que é isso? Assim não dá! Será que hoje em dia as crianças não sabem mais escovar os dentes direito?”, reclamou a fada. O dentinho estava tão sujo e grudento que não dava nem para segurá-lo.
Na manhã seguinte, quando Ana acordou, a primeira coisa que fez foi olhar debaixo do travesseiro. Mas, para sua grande surpresa, o dente ainda estava lá. Ao lado dele, porém, havia um pequeno bilhete. Nele estava escrito: “Querida Ana, eu adoraria levar o seu dentinho, mas primeiro você precisa escová-lo direito. Você é uma menina caprichosa e sei que vai deixá-lo bem limpinho. E, mais importante ainda, a partir de hoje, todos os dias escove bem os dentinhos que ainda estão na sua boca. Assim, quando caírem, eu poderei levá-los logo de primeira. E nada de preguiça! Senão, não volto nem para pegar esse primeiro dentinho”.
Ana ficou envergonhada. A fada tinha estado ali, mas ao ver o dente sujo, foi embora de mãos vazias. O que será que vão pensar dela no mundo das fadas? Ela quis logo consertar a situação. Pegou o dentinho e o limpou muito bem, por todos os lados. Depois, escovou os dentes da boca com muito mais cuidado.
À noite, antes de dormir, colocou seu dentinho limpo debaixo do travesseiro. Logo pegou no sono. E adivinha? De manhã o dentinho não estava mais lá! Ana ficou radiante, pois a fada não estava brava, ela tinha voltado e dado uma segunda chance.
Desde então, a menina de trancinhas escova os dentes direitinho todos os dias. Ela não quer mais passar vergonha com a fada. Além disso, os meninos da escola até disseram que o sorriso dela está mais bonito agora. Será que é porque os dentinhos dela estão bem limpinhos e branquinhos?