A ratinha roedora

Era uma vez um lindo prado enfeitado por florezinhas como o mais belo tapete com as cores do arco-íris. E as florezinhas estavam justamente no seu maior esplendor. Passarinhos alegres voavam por ali e cantavam as mais belas canções. No meio de tudo isso, o sol aquecia tudo com seus raios mornos de primavera.

O alegre chilrear dos passarinhos e o sol quentinho também eram aproveitados em seu vale pela pequena ratinha roedora. Ela tinha acabado de espreitar para fora de sua pequenina toca no carvalho alto.

“Que dia mais lindo!”, disse a ratinha para sua amiguinha joaninha, que veio cumprimentá-la. Sua pelagem marronzinha era aquecida pelos raios de sol, e a ratinha ficou toda contente com o tempo bonito.

A ratinha se deitou bem na frente de sua toquinha e ficou conversando alegremente com sua amiguinha, a joaninha. Quando, de repente, alguma coisa interrompeu a conversa das duas. Não era ninguém, nem nenhum bichinho. Era um cheirinho de comida e o papo de alguém ao longe!

Contos curtos para crianças - A ratinha roedora
A ratinha roedora

“O que será que estou sentindo? Que aroma maravilhoso… Que cheirinho gostoso será esse!?”, pensou em voz alta a ratinha roedora, quando seu narizinho sentiu o cheiro delicioso de alguma coisa. O cheiro mágico atraía a ratinha roedora como um ímã. Então, ela se despediu da joaninha, trancou sua toquinha com a chavinha de madeira e, como se estivesse enfeitiçada pelo cheiro gostoso, foi saltitando com suas patinhas pequeninas por cima dos talinhos de grama, por cima das florzinhas lindas, até chegar ao pequeno lago, onde uma família estava fazendo um piquenique. Era de lá que vinha aquele cheiro maravilhoso!

Uma menininha chamada Simone estava comendo uvas-passas e sua mãe deu uma mordidinha no pão com queijo. Aquele era o cheirinho! De queijinho delicioso! A família estava aproveitando o cantarolar dos passarinhos e o tempo lindo.

A ratinha precisava bolar um plano para conseguir chegar naquele queijinho sem que a família sentada numa manta a percebesse. Com certeza iam enxotá-la na mesma hora. As pessoas e até as mosquinhas têm medo dela! Os bichinhos se escondem da ratinha e as pessoas querem machucá-la. E não é só isso! Uma vez até um elefante grandão se assustou com a ratinha! Por isso mesmo que ela tinha que tomar cuidado. Mas aquele queijo tinha um cheiro tão gostoso que ela não conseguiu resistir! Com cuidado, ela se aproximou da manta quando, de repente, teve uma ideia! Ela se escondeu embaixo da manta e começou a fazer barulhinhos como um passarinho. Cantar era mesmo o forte dela! Ela começou a cantar como o passarinho mais tagarela e melodioso. E ninguém prestava atenção. Só as abelhinhas voando por perto deram atenção e olharam com espanto. Um ratinho cantando realmente não é algo que se vê todo dia. 

Naquele momento, a pequena Simone e sua mãe se levantaram da manta, procurando o passarinho misterioso que cantava tão lindamente. A ratinha rapidamente aproveitou sua chance, saltitou até a manta, até se aproximar do queijinho que estava no prato enquanto continuava cantarolando alegremente.

Ela já estava quase pegando um pedacinho do queijinho quando, de repente, Simone a interrompeu. A menina tinha visto a ratinha!

“Olá amiguinha, quer dividir comigo?”, sussurrou a menina Simone bem baixinho, para que sua mãe, que estava procurando o passarinho, não percebesse. A ratinha balançou a cabeça, surpresa, sem entender direito. 

Simone era uma menina boazinha. Ela gostava de dividir até mesmo com os bichinhos. A menina então ofereceu, com cuidado, um pedacinho de queijinho para ela. A ratinha pegou o queijo delicadamente e agradeceu de todo coração. Pessoas tão bondosas assim ela ainda não tinha encontrado. Com cuidado, Simone saiu de cima da manta e, para se despedir, acenou para sua nova amiguinha. Ela acenou de volta. 

A ratinha percebeu que nem todas as pessoas eram tão ruins quanto pensava. Por isso, não devemos julgar umas pessoas por causa de outras. E a ratinha também ficou feliz porque a menininha não teve medo dela.

A ratinha roedora voltou para seu vale e, naquela noite, rolou uma grande festa em sua toca. Ela não ia deixar o presente da sua nova amiga Simone, um queijo inteirinho, só para ela. E então chamou toda a sua família de ratinhos para a festinha e não só eles! Para a festa também foram convidados a joaninha e outros amiguinhos.

4.6/5 - (25 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo