A indiazinha e o cavalo

Muito longe daqui, na terra dos índios, morava uma garotinha chamada Iara. Ela tinha cabelos longos e pretos, sempre presos em duas tranças. Na cabeça, ela usava uma faixa colorida com penas. Iara morava com seus pais em uma tenda bonita, no meio da natureza.

Iara adorava ser índia. Sabia fazer fogo sem fósforo, pintar desenhos nas pedras e gostava muito dos animais. Quando crescesse, a indiazinha teria que passar por um desafio muito especial: encontrar um cavalo selvagem, torná-lo seu amigo e cuidar dele para sempre. Todo índio tinha um cavalo companheiro e agora era a vez de Iara encontrar o seu.

Histórias curtas para crianças - A indiazinha e o cavalo
A indiazinha e o cavalo

Todos os dias, ela caminhava até um campo atrás da floresta. Lá, às vezes apareciam cavalos selvagens. Um dia, viu um cavalo preto muito bonito. Sua crina brilhava ao sol. Iara ficou encantada. Era com aquele cavalo que ela queria fazer amizade. Mas sabia que precisaria de tempo e paciência.

Dia após dia, Iara voltava ao campo. Sentava no chão, ficava quietinha e esperava. Um dia, ouviu o som dos cascos batendo na terra. Colocou a mão no chão, fechou os olhos e sentiu a terra tremer enquanto os cavalos corriam. Sem demora, o rebanho inteiro chegou ao campo: alguns comiam a grama, outros corriam ao redor, e o cavalo preto ficou olhando para ela. Com cuidado, ele se aproximou e tentou cheirá-la.

Ela ficou bem calma, sem se mexer, para não assustá-lo. Mas ele logo se afastou e saiu correndo. Mesmo assim, Iara não desistiu. Ela sabia que precisava ser paciente. Todos os dias, ela voltava ao campo, ficava ali esperando que os cavalos chegassem, e deixava o cavalo preto se aproximar. Ela o observava, às vezes tocava nele, sempre com calma e paciência. Assim, o cavalo ia se acostumando com ela.

Então, um dia, algo assustador aconteceu. Enquanto Iara esperava no campo, um lobo saiu da floresta! A indiazinha ficou muito assustada. Se ela corresse, o lobo poderia pegá-la. Então, ela ficou bem quietinha, sentada no chão, esperando que o lobo fosse embora ou que ela pudesse se defender. 

O lobo rosnava e andava ao redor dela, mostrando os dentes. Nesse momento, o chão começou a tremer. Os cavalos estavam vindo! O cavalo preto viu o perigo e correu até Iara. Ele ficou entre ela e o lobo, relinchou bem alto e deu coices no ar, protegendo a menina com seu corpo. O lobo se assustou, abaixou as orelhas e foi embora.

Depois, o cavalo preto virou-se para a indiazinha que ainda estava sentada no chão. Com sua cabeça grande e macia, ele cuidadosamente esfregou seu focinho nas mãos dela. Iara o acariciou, e lágrimas de alegria começaram a rolar pelo seu rosto. O cavalo preto arriscou a vida para ajudá-la.

Por tanto tempo Iara esperou, e agora ele veio sozinho até ela e ainda a protegeu. Ela ficou muito feliz, pois sua paciência tinha dado certo!

Desde então, Iara e o cavalo preto nunca mais se separaram. Quando você passar pela terra dos índios, talvez veja uma menina montada em um lindo cavalo preto, sem sela, sem rédeas, só com as mãos na crina dele. Eles andam juntos, confiam um no outro e são amigos para sempre.

4.7/5 - (59 votos)

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo