Antigamente, ao pé de uma grande montanha, havia uma pequena cidadezinha no vale. Na beirinha dessa cidade morava uma mãe com sua filhinha, uma menininha muito alegre e animada. A mãe criava sua filha, Kátia, sozinha e, mesmo não tendo muitas posses, sempre fazia de tudo para que ela fosse feliz.
O Natal estava chegando, e a mamãe de Kátia pensava no que poderia colocar de presente debaixo da árvore. Todo ano ela fazia um suéter quentinho, um cachecol ou uma boneca bonita, mas queria deixar Kátia ainda mais feliz. Ela sabia de algo que a filha desejava muito, mas também sabia que não tinha dinheiro suficiente para comprar.

A mãe teve sorte, porque, ao voltar do trabalho um dia antes da véspera de Natal, viu um trenó jogado perto do lixo. Observou com atenção e percebeu que havia apenas um parafuso solto; fora isso, estava novinho em folha. Então decidiu levar o trenó para casa e tentar consertá-lo.
À noite, quando Kátia já estava dormindo, a mamãe levou o trenó para a garagem, apertou os parafusos, trocou a corda e passou verniz novo em toda a madeira. Ele ficou parecendo realmente novo. Só faltava embrulhá-lo e esperar para ver a alegria de Kátia ao encontrar o presente.
Na noite seguinte, era véspera de Natal. Kátia e sua mãe ceiaram, e Kátia logo correu para abrir os presentes. É claro que ela também ganhou um suéter quentinho, que adorou, mas a mãe aguardava ansiosa o momento em que a filha abriria o maior presente.
Kátia olhou admirada para o pacote. Não entendia como tinha ganhado algo tão grande. Quando abriu, exclamou:
“Obrigada, mamãe! Que trenó lindo! Este é o melhor Natal de todos!”
Ela abraçou a mãe, que fez um carinho em seus cabelos e sussurrou:
“Fico feliz que você tenha gostado.”
“Posso ir lá fora experimentar? Só um pouquinho, e depois a gente toma um chocolate quente e canta cantigas de Natal. Por favor”, pediu Kátia.
E a mãe logo deixou, afinal, era noite de Natal e ela queria ver a filha feliz.
Kátia vestiu o casaco bem quentinho, calçou as botinhas e levou o trenó até o morrinho ali perto. Já cansadinha, sentou-se no trenó lá no alto e desceu escorregando devagarinho. Ela sorria durante o passeio, até que, de repente, o trenó saiu do chão e voou para o céu.
Kátia, surpresa, observava a cidadezinha iluminada lá do alto e não conseguia parar de se maravilhar. Foi o presente mais incrível, mesmo sendo um trenó comum, que alguém havia jogado fora.
Mas Kátia nunca esqueceu daquele Natal. E, a cada novo Natal, ela sobe novamente o morro e, com seu trenó mágico, observa a cidadezinha em clima de Natal.