Em um dia frio de janeiro, Marcos caminhava pelo parque coberto de neve ao lado da mamãe. Ele estava ansioso para chegar em casa e se aquecer. Quando, de repente, ouviu um choro bem baixinho. “Mamãe, escuta!”, disse ele. Os dois olharam embaixo de um banco e encontraram um filhote de cachorro.
Ele tremia de frio, medo e parecia estar com muita fome. Marcos pegou o filhotinho no colo e o abraçou com cuidado. O cachorrinho logo se acalmou, sentindo o calor e o carinho. Marcos olhou para a mamãe, como se pedisse para ficar com ele, e ela fez que sim com a cabeça. Ela também estava com pena do pobre filhotinho.

A mamãe pensou que, depois do Natal, muitas pessoas acabam abandonando os animaizinhos que ganharam de presente e que não querem mais cuidar. Talvez aquele filhote tivesse passado por isso. Então, decidiram levá-lo para casa. Deram um banho quentinho, comida gostosa e brincaram com ele a noite toda. Depois, escolheram um nome bem bonito: Cadu. Marcos ficou muito feliz e pensou em como a vida do cachorrinho poderia ter sido triste se eles não o tivessem encontrado. Desde aquele dia, os dois viraram grandes amigos.
Passou uma semana, depois outra. O tempo começou a esquentar, e Marcos saiu para passear com a mamãe e o Cadu. De repente, ouviram uma menina gritar: “Pai, pai, é o Luca!”. A menina correu até o cachorrinho e tentou pegá-lo no colo, mas ele se afastou. “Esse cachorro é meu!”, gritou a menina. Logo o pai dela chegou e a puxou para longe.
Sem jeito, ele disse: “Desculpe… ele já foi nosso cachorrinho. Mas ele bagunçava muito a casa, então o deixamos. Agora que o encontramos, talvez possamos levá-lo de volta. Ele poderia ficar no porão…”.
Marcos ficou muito assustado e respondeu com firmeza: “Esse não é o Luca. O nome dele é Cadu, e ele é o meu cachorrinho. Se não fosse por nós, ele teria passado muito frio e fome. Todo cachorro merece amor e um lar de verdade!”. Marcos abraçou Cadu, segurou na mão da mamãe e, juntos, eles foram embora. “Mamãe, algumas pessoas acham que um cachorrinho é só um brinquedo, que pode ser deixado de lado quando dá trabalho”, disse ele indignado.
A mamãe concordou e respondeu com carinho: “É verdade, meu filho. Por isso precisamos lembrar que os animais não são apenas presentes. Eles são seres que merecem cuidado, respeito e uma família que os ame”. E assim, os três seguiram felizes para casa, certos de que Cadu tinha encontrado o lar que sempre mereceu.