Era uma vez um javali chamado Bruninho. Mas todos os animais da floresta o chamavam de Sujinho. Eles riam dele porque, além de procurar comida com seu focinho, ele adorava tomar banho de lama. No verão, ele se rolava nela para se refrescar e, em outras ocasiões, para se livrar de parasitas ou insetos chatos.
Bruninho gostava muito da lama, mas ficava triste porque os animais da floresta zombavam dele. Diziam que ele era sujo e o apelidavam de Sujinho só por causa desse costume lamacento.

Numa manhã de setembro, enquanto passeava pela floresta em busca de bolotas e castanhas caídas, ele encontrou uma pequena poça cheia de lama. Seus olhinhos brilharam de alegria e, com um grande pluft, ele pulou nela todo contente e começou a se esbaldar. A lama espirrava para todos os lados, e Bruninho bufava de felicidade.
Mas seu banho de lama foi interrompido por um coelhinho chamado Emiliano.
“Olhem, o Sujinho está na lama de novo! Você parece um montinho de barro, Bruninho!”, riu o coelho, chamando os outros bichinhos para virem dar uma olhada também.
Logo, lá estavam não só o coelho Emiliano, mas também a raposa ruiva e a pequena esquilinha. Todos riam e apontavam para ele. Bruninho saiu triste da lama, suas orelhinhas murcharam e ele já nem tinha mais vontade de brincar. Ele abaixou a cabeça e tentou se limpar.
De repente, do galho surgiu a voz da sábia coruja Molly, interrompendo as provocações:
“Cada um tem suas manias. Eu canto à noite, as raposas gostam de cavar suas tocas e passear pela floresta, a esquilinha junta nozes e o coelho pula pela grama. E o javali Bruninho adora tomar banho de lama. Não é bonito da parte de vocês rirem dele”, explicou sabiamente a coruja Molly.
Os animaizinhos ficaram envergonhados. Só então perceberam que as palavras da coruja eram verdadeiras. Afinal, cada um tem seus próprios costumes e coisas de que gosta, e não é bonito rir disso.
“Desculpe, Bruninho!”, disseram os animaizinhos em coro. Eles se sentiram muito envergonhados pelo comportamento.
A pequena esquilinha teve uma ideia e perguntou, toda animada:
“Podemos tomar banho com você?”
Os olhinhos de Bruninho se iluminaram de alegria novamente, e ele grunhiu alto. E assim, não era só ele que tomava banho de lama: a esquilinha, a raposa e até mesmo o coelho Emiliano se juntaram. Ficaram todos sujinhos, mas se divertiram juntos no monte de lama.
A partir daquele dia, nenhum animalzinho da floresta zombou mais de Bruninho. Às vezes, eles se juntavam a ele no banho de lama. E Bruninho, em troca, ajudava com seu focinho, encontrando deliciosas nozes para a esquilinha e capim suculento para o coelhinho.