O universo é imenso, tão grande que nem dá para imaginar. Nele, há incontáveis planetas, estrelas, incluindo a Via Láctea. Muitos corpos celestes estão em constante movimento e alguns planetas, por exemplo, giram sempre na mesma direção, exatamente como ocorre com o nosso planeta Terra. Ele gira em torno do Sol e do seu próprio eixo, o que nos dá o dia, a noite e as quatro estações do ano. Mas, um dia, algo terrível aconteceu: a Terra parou.
Certa vez, o dia já estava chegando ao fim, mas o sol que deveria se pôr, ficou parado no alto do céu, sem entender o que estava acontecendo. As pessoas estavam cansadas, os bichinhos bocejavam e se preparavam para ir para suas tocas, e as florezinhas, que também já estavam se inclinando para baixo, queriam dormir.

Mas a noite não vinha de jeito nenhum, e o duende Sabe-Tudo também percebeu isso. Ele era um homenzinho que vivia na Terra, mas conseguia voar pelo espaço, e sabia consertar tudo, ou quase tudo…
Neste dia, o duende Sabe-Tudo ficou muito assustado. Sentado em uma árvore, ele observava como todos na Terra estavam exaustos e precisavam da noite para descansar. Mas não conseguiam, já que ainda havia luz e muito calor. Foi nesse momento que o duende finalmente entendeu: “A Terra não está girando, ela parou. Por isso não chegou a tarde, nem a noite. O sol não tem como se pôr se a Terra ficar parada”. Sabe-Tudo precisava consertar isso e fazer a Terra se mover novamente, do contrário, a vida no planeta não seria mais possível.
O duende Sabe-Tudo não quis perder um minuto, então, logo correu para sua casinha, vestiu a roupa especial que usava para ir ao espaço, ligou os jatos escondidos nela e voou direto para o céu. Ele voou por muito tempo, passando por nuvens e neblina, até chegar ao espaço. Ao chegar no espaço, voou ao redor da Terra e confirmou que ela não se movia. Isso era péssimo, já que, sem girar em torno do Sol e do seu próprio eixo, nada na Terra funcionaria como deveria, nem as estações do ano, muito menos o dia e a noite.
O duende Sabe-Tudo sabia que precisava resolver esse problema, então apoiou as mãos sobre a Terra, ativou o turbo do seu jato e, aos poucos, começou a mover o planeta. Não foi nada fácil. Ele teve que usar todas as suas forças, e o processo demorou um bocado. Afinal, fazer o mundo inteiro girar é uma tarefa muito difícil. No início, a Terra não queria se mover, mas o duende não desistiu. Apoiou-se com ainda mais força e usou o turbo do jato na potência máxima. Depois de um tempo, a Terra girou um pouquinho e, em seguida, pegou a direção certa com mais velocidade. No final, o duende Sabe-Tudo conseguiu fazer com que a Terra voltasse a girar como sempre.
“Eba! Eu consegui!”, disse o duende em tom de comemoração. Ao ver que a Terra estava girando perfeitamente, ele voltou para sua casinha, satisfeito, tirou a roupa espacial e, exausto, deitou em sua cama. Em pouco tempo, ele já via a noite chegar e as pessoas, os bichinhos, as plantas e ele mesmo, puderam dormir tranquilos, pois tudo no universo estava se movendo de novo, exatamente como deveria ser.