O leão preguiçoso

Numa selva distante vivia uma família de leões, a mamãe, o papai e dois filhotes que, apesar de terem nascido no mesmo dia, eram muito diferentes um do outro. Um era brincalhão, selvagem e tentava aprender tudo, sempre ficava perto da sua mamãe e a observava caçar, via como ela os protegia e como era corajosa.

O outro filhote era incrivelmente preguiçoso, só dormia, ficava se espreguiçando e esperava que a mamãe leoa trouxesse algo para comer sem ele ter que fazer nada.

Contos para dormir - O leão preguiçoso
O leão preguiçoso

Os filhotes cresceram e chegou a hora de se tornarem independentes, para encontrarem suas leoas, formarem uma família e construírem seu próprio bando. O jovem leão mais corajoso estava ansioso por isso, e com o tempo encontrou uma bela leoa com quem se casou, cuidou dela, e logo depois tiveram seus próprios filhotes. Ele estava orgulhoso de como estava cuidando bem de si, da sua família e de seu bando.

Seu irmão, o jovem leão mais preguiçoso, não se animava para nada. Só ficava vagando por aí e dormindo e, mesmo quando tinha fome, não ia atrás de comida. Só reclamava e se lamentava: “Minha nossa, o que vou fazer? Estou com fome, estou fraco e não tenho ninguém para cuidar de mim. Eles dizem que eu tenho que cuidar de mim mesmo, mas eu não quero!”. E então ele se deitou embaixo da árvore mais próxima e adormeceu.

Depois de um tempo ele acordou, com muita fome, mas estava tão fraco que não conseguia nem se levantar. Novamente adormeceu de exaustão. Ficou deitado embaixo da árvore por vários dias, e por já estar muito fraco e exausto, ficou dormindo sem parar.

Após um tempo, algumas hienas passaram correndo ao redor dele. Inimigas natas dos leões, as hienas são também selvagens. Mas uma hiena ficou olhando para o leão enfraquecido e quis descobrir o que ele tinha. Ao cheirá-lo, percebeu que ele não se mexia e então gritou para as outras do seu bando: “Venham! Acho que ele está doente. Temos que ajudá-lo!”. Algumas hienas hesitaram, dizendo: “Mas é um leão! Nós não conversamos com leões”. “Não sejam bobas, ele precisa de ajuda. E daí que é um leão? É um animal, como nós. Ele faz parte da natureza e não podemos deixá-lo morrer aqui”, disse a hiena defendendo o leão.

Por fim, todas concordaram em salvá-lo. Com galhos cheios de folhas fizeram sombra, trouxeram água e deram para ele beber em pequenos goles. Depois trouxeram também comida para alimentá-lo, cobriram ele com ervas medicinais que encontraram, e colocaram algumas na água também, para que ele tivesse o máximo de vitaminas. Se revezavam para cuidar dele, e apesar de difícil, as hienas não desistiram.

Depois de um tempo, o leão ganhou um pouco de força e se levantou, encontrando ao seu redor um abrigo feito de folhas, uma coberta de ervas, água, comida e hienas que o cercavam. Ele se assustou e perguntou: “Tudo isso foram vocês? Vocês que cuidaram tanto de mim?”. As hienas apenas balançaram a cabeça concordando. “Mas eu não entendo, os leões e as hienas não se gostam, não conversam entre si. Então por quê?”, continuou o leão. “Você estava doente e todo animal merece ser cuidado”, disse uma das hienas. O leão ficou envergonhado, porque quase morreu por ser preguiçoso e folgado, mas ficou muito grato às hienas por terem cuidado dele.

Hoje ele já é um leão adulto e virou um animal lindo e forte. Tem ao redor dele um bando enorme que cuida com muito orgulho. E sabe quem faz parte dele? Sua leoa, seus pequenos filhotes e suas queridas hienas. Ele nunca esqueceu de como elas salvaram sua vida. E graças a isso, descobriu que é possível ter amigos onde menos se espera.

4.7/5 - (55 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo