Era um dia de outono, quando o sol fraquinho já não estava tão quente, e as gêmeas Paula e Patrícia se preparavam, como todos os dias, para ir à escola. Elas não tinham muita vontade, mas a mãe tinha preparado um lanche gostoso e as acompanhou até o portão da escola.
As meninas se sentaram em seus lugares na sala de aula e esperaram pela professora. Ela, porém, hoje trouxe uma notícia interessante para a turma.

“Olá, crianças! Hoje vocês receberão uma tarefa especial. Em nossa cidade, há uma menina chamada Clarinha, que tem a idade de vocês. Mas ela está muito doente. A mãe dela não tem dinheiro para os remédios que a ajudariam a ficar bem, para que pudesse brincar e ir à escola como vocês. Por isso, amanhã, faremos uma feira para arrecadar dinheiro para Clarinha e sua mãe. Cada um de vocês trará algumas guloseimas, e juntos ajudaremos a Clarinha.”, disse a professora.
As crianças se animaram, pois queriam ajudar a pequena Clarinha. Paula e Patrícia também começaram a pensar no que poderiam preparar. O que mais gostavam eram os biscoitos de gengibre da mamãe, que ela cobria com chocolate, mas não sabiam como fazê-los sozinhas. Então decidiram pedir ajuda à mãe.
O dia passou muito rápido, pois as aulas terminaram mais cedo para que as crianças tivessem tempo de preparar as guloseimas para o dia seguinte. Paula e Patrícia chegaram em casa e contaram à mãe sobre a tarefa que receberam na escola e sobre o plano delas.
“Muito bem, meninas! Então vamos preparar e assar esses biscoitinhos. E os de hoje serão especiais, porque vocês poderão enfeitá-los com granulado colorido. E se se comportarem direitinho, eu faço uma limonada para vocês.”, disse a mãe.
As meninas se puseram alegremente a trabalhar. A mãe preparou todos os ingredientes necessários, e elas fizeram a massa, cortando diferentes formatos. Alguns eram coraçõezinhos, outros estrelinhas, e saíram também algumas florzinhas. A mãe ajudou as meninas a colocar os biscoitos de gengibre no forno e, em seguida, veio a melhor parte: a decoração.
As meninas mergulhavam os biscoitos no chocolate ao leite e os polvilharam com granulados coloridos e bolinhas prateadas. Enquanto isso, a mãe preparava limonada para o dia seguinte, quando as guloseimas seriam vendidas.
Na feira, a professora ficou surpresa com a habilidade das crianças e com a quantidade de doces que trouxeram. Havia vários tipos de biscoitos, muffins e bolinhos salgados. Cada um trouxe algo, e conseguiram arrecadar mais dinheiro do que esperavam.
A mãe de Clarinha ficou muito contente quando soube quanto havia sido arrecadado. Sua menina logo se curou e começou a ir à escola com Paula e Patrícia. E, desde o primeiro dia, tornaram-se grandes amigas.