O dragãozinho Travesso

Longe daqui existe um reino encantado. Ele é todo branco, coberto de neve. Nesse reino vivem dragões gigantes, que voam silenciosamente e observam tudo ao redor. Eles ajudam as pessoas e seres mágicos que vivem ali para que não sintam frio.

A principal tarefa deles é acender o fogo. No reino encantado da neve, o fogo é a única coisa que pode aquecer. Basta um simples sopro quente em um tronco de madeira que o fogo já aparece.

Histórias para dormir pequenas - O dragãozinho Travesso
O dragãozinho Travesso

Entre os dragões também voa um dragãozinho chamado Travesso. Ele achava tudo engraçado e gostava de brincar. Só que sua brincadeira não era nada boa: sempre que um dragão grande acendia o fogo para alguém, Travesso voava rapidinho e apagava a chama. Depois saía correndo e ria tanto que chegava a doer a barriga.

Todos os dragões e até seus pais já lhe disseram muitas vezes que isso é perigoso e que ele deveria parar. Mas Travesso era teimoso e não ouvia. Até que um dia, algo aconteceu…

Era uma noite linda. O céu estava cheio de estrelas e a neve brilhava com a luz da lua. O duende Fausto voltava para casa depois de uma longa viagem. Ele morava numa casinha de conto de fadas e todos os dias ia às cavernas para trabalhar. Àquela noite, Fausto estava cansado e com muito frio. Ele resolveu parar perto de algumas pedras e juntou gravetos. Então chamou: “Dragões, meus queridos guardiões, por favor acendam o fogo para mim!”.

Na mesma hora, um dragão veio voando, e com seu sopro quente nos gravetos, o fogo acendeu. Mal Fausto começou a se aquecer, o dragãozinho Travesso voou até lá para apagar o fogo.

O duende, tremendo de frio, chamou de novo. Outro dragão chegou e reacendeu a chama. Dessa vez, Travesso ficou escondido. Fausto se aqueceu, fechou os olhos e acabou pegando no sono. Foi então que o dragãozinho não resistiu: voou baixinho e apagou o fogo outra vez. O pobre duende dormia tão profundamente que não percebeu.

Aos poucos, o duende começou a congelar, mas mesmo assim não acordou. Sua barba já estava coberta de gelo, quando um dragão enorme, que passava pelo céu, o avistou. Sem perder tempo, ele desceu voando, acendeu uma grande fogueira e colocou o duende bem pertinho dela. O duende começou a descongelar e acordou. O dragão ainda ficou com ele por um tempo, para ter certeza de que estava bem. Depois, foi procurar Travesso, pois sabia que tinha sido ele quem apagou o fogo.

Quando o encontrou, explicou para Travesso o quão perigoso isso era, afinal, o duende poderia ter morrido de frio. Travesso abaixou as asas. Pela primeira vez, não achou graça. Ele ficou triste por ter deixado o dragão bravo, mas ficou ainda mais triste ao imaginar que o duende quase congelou por sua causa. Ele não queria machucar ninguém.

Daquele dia em diante, tudo no reino encantado voltou a ser como devia.  Os grandes dragões continuaram a vigiar o reino. E o dragãozinho Travesso? Nunca mais apagou nenhum fogo. Agora ele treina para aprender a acender as chamas. Quando crescer, quer ser tão forte e importante quanto os outros dragões.

4.6/5 - (57 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo