Sobre uma pequena cidade do sul da Europa vivia uma nuvenzinha chamada Clara. Ela era bem pequenina, flutuava alegremente pelo céu e adorava observar o mundo lá de cima. Gostava de ver os rios, as grandes florestas, que pareciam tapetes verdes de musgo, e os morros, que tentavam, sem sucesso, chegar bem perto dela.
Mas o que a deixava mais feliz era olhar as pessoas: as crianças brincando, os adultos apressados e os turistas animados. Clara se sentia contente e satisfeita.

Com o passar do tempo, porém, a nuvenzinha começou a crescer e a ficar mais forte. Sempre que aparecia no céu, as pessoas começavam a reclamar, pois não conseguiam ver o sol. “De novo esse tempo feio!”, diziam elas. Isso a deixava muito magoada. Ela ficava tão triste que, às vezes, começava a chorar. E, quando chorava, a chuva caía. As pessoas então se escondiam em casa ou abriam seus guarda-chuvas.
“Por que ninguém gosta de mim? Eu dou sombra às pessoas, ajudo as plantas a crescer e levo água para os animaizinhos beberem”, Clara se perguntava.
De longe, o Sol observava tudo e escutava as perguntas tristes da nuvenzinha. Ele ficou com muita pena dela. “Todos ficam felizes quando me veem, mas Clara está sempre sozinha. Preciso ajudá-la”, pensou. Então, ele decidiu se aproximar para confortá-la.
Chegou bem no momento em que Clara estava chorando. “Olá, nuvenzinha, não fique triste. A natureza gosta muito de você. Sem você, o mundo não seria tão bonito”, disse o Sol com carinho. Mas a nuvenzinha ainda continuava triste. Então ele chegou então ainda mais perto e a abraçou com cuidado.
Aos poucos, as lágrimas foram parando de cair. E, naquele instante, algo maravilhoso aconteceu: nasceu um lindo arco-íris ao redor dos dois! O céu cinzento se encheu de cores brilhantes e mágicas. As janelas das casas abriram, as crianças correram para fora e gritaram de alegria. As pessoas sorriam, admiradas, e tiravam fotos daquele espetáculo. Ninguém falou nada de ruim sobre a nuvenzinha.
Ela ficou encantada com tudo o que via e percebeu como era importante. Até o Sol se surpreendeu com a beleza que a amizade dos dois havia criado. Desde então, a nuvenzinha nunca mais chorou de tristeza. Ela sabia que fazia parte da natureza e que tinha um papel muito especial. De vez em quando, ela e o Sol se encontravam no céu para juntos levar alegria às pessoas.
E o arco-íris? Ele ficou feliz por ser raro e tão bonito. Um dia, até decidiu esconder um tesouro bem no seu final. Mas essa já é outra história…