Joãozinho era um bom menino, mas tinha um hábito que precisava melhorar: ele costumava contar mentiras. Eram mentiras pequenas, mas, como a professora sempre dizia, mentir não é certo. Por isso, no Ano Novo, Joãozinho fez uma promessa especial: custe o que custasse, ele nunca mais iria mentir.
Ele ficou muito orgulhoso de si mesmo e animado para ver como iria mudar. Naquela mesma noite, a mamãe perguntou: “Você já escovou os dentes?”. Por um instante, Joãozinho pensou em mentir. Mas logo se lembrou da promessa, balançou a cabeça e foi direto ao banheiro escovar os dentes. Quando terminou, sentiu uma alegria gostosa no coração. Dizer a verdade faz bem! Com o passar dos dias, porém, Joãozinho percebeu que falar sempre a verdade não era tão fácil.

Na primeira semana depois das férias de Natal, a turma fez uma prova de matemática. Joãozinho não tinha estudado e acabou espiando um pouquinho a prova do colega Marcelo. A professora percebeu e chamou Joãozinho para conversar. “Você fez essa prova sozinho?”, perguntou ela. O menino ficou quietinho por alguns segundos. Queria mentir, mas se lembrou da promessa de Ano-Novo. “Não, professora”, respondeu. “Então, quem te ajudou? Diga a verdade”, pediu ela. “Foi o Marcelo”, contou Joãozinho. Ele ficou satisfeito por ter sido sincero. Já Marcelo não gostou nada, pois precisou ficar depois da aula para conversar com a professora.
No dia seguinte, a tia Rosa foi visitar a família. Ela usava um vestido novo, bem chamativo, e perguntou animada: “O que você achou do meu vestido, meu querido?”. Joãozinho pensou um pouco e respondeu: “Eu achei horrível! Você ficou ainda mais feia e gorda!”. Todos ficaram assustados. A tia Rosa quase derramou o café, a mamãe engasgou com o bolo e o papai deixou a travessa cair no chão. A tia ficou muito triste e foi embora prometendo nunca mais voltar.
À noite, a mamãe e o papai chamaram Joãozinho para conversar. Eles explicaram com carinho que dizer a verdade é importante, mas que as palavras também precisam ser gentis, pois a verdade pode machucar quando é dita de qualquer jeito. Joãozinho entendeu que tinha exagerado. No dia seguinte, ligou para a tia Rosa e pediu desculpas. Desde então, continuou cumprindo sua promessa de Ano Novo. Ele não mentia mais, mas aprendeu a dizer a verdade com cuidado e carinho, sem ferir o coração de ninguém.