A vovó e o dia de Santa Luzia

Todos os anos, pouco antes do Natal, Tomás e suas irmãs viajavam para a casa da vovó. Eles gostavam muito de ficar sentados perto do fogão, descascando nozes, conversando e ouvindo histórias. Quem mais gostava de contar histórias era a vovó. Ela sempre contava como eram os Natais quando ainda era jovem.

Naquele dia, eles estavam assando biscoitos de mel, quando a vovó olhou o calendário e disse: “Ora, hoje é o Dia de Santa Luzia!”. Tomás ficou confuso e respondeu: “Mas vovó, você não se chama Luzia. Nem a mamãe, nem ninguém da família!”. A vovó sorriu e suspirou: “Ah, mas eu tenho lembranças muito bonitas desse dia”. “Quais, vovó? Conta pra gente!”, pediu a Julinha, com os olhos cheios de curiosidade.

Histórias para dormir - O dievcatku ktore nechcelo Vianoce
O dievcatku ktore nechcelo Vianoce

Então a vovó começou a contar: “Quando eu era jovem, havia um costume muito especial na vila. No Dia de Santa Luzia, as meninas se vestiam com lençóis brancos e penas de ganso, como se fossem anjinhas, e saiam andando pela vila. As pessoas deixavam que elas entrassem nas casas para varrer os cantinhos, levando embora tudo o que pudesse trazer coisas ruins para a família”.

A vovó sorriu ao lembrar: “Em uma dessas casas morava o seu avô. Quando eu o vi pela primeira vez, gostei dele na mesma hora. E ele também gostou de mim. No ano seguinte, nós nos casamos, e um ano depois nasceu a mamãe de vocês. Por isso, esse dia é tão especial para mim”.

Tomás pensou um pouco e perguntou: “Mas vovó, se hoje ninguém mais faz isso, quem vai espantar as coisas ruins da nossa casa?”. “É mesmo! Quem?”, perguntaram as irmãs. A vovó deu de ombros: “Hoje em dia, quase ninguém faz isso. Os tempos mudaram”. Mas, mesmo assim, Tomás e suas irmãs não conseguiram esquecer a história.

Quando a vovó foi dormir, eles tiveram uma ideia. Pegaram os lençóis das camas, se enrolaram neles e decidiram varrer os cantinhos da casa, do jeitinho que a vovó tinha contado. Como não tinham penas de ganso, Tomás disse: “Não tem problema! Vamos usar as vassourinhas!”. E lá foram eles, rindo e varrendo a casa inteira.

A vovó acordou com o barulho e levou um susto ao ver aquelas figuras de branco andando pela casa. Mas logo percebeu que eram seus netos. Então sorriu, feliz e emocionada, ao ver que eles ainda lembravam e respeitavam os antigos costumes. E assim, a vovó teve certeza de que nada ruim aconteceria em sua casa. 

Avalie isso post

Navigácia príspevkov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo